pt Português
Select Page

Um pequeno desvio para a Normandie seguindo os passos Claude Monet, ça vous dit? O Musée des impressionnismes de Giverny vai na onda (ufa!) de outros museus e coloca on line todas as suas coleções em tempo de isolamento. Na terra que adotou o autor das Ninféias (“Nymphéas”), Giverny é sede também da Fondation Monet, que não é nada mais nada menos que a casa do próprio Monet, venham descobrir o interior.

Um mergulho fascinante no coração do impressionismo 

O nome “impressionismo” vem do célebre quadro de Monet “Impression soleil levant” ou, em português, “Impressão do sol nascente”, que represente o porto de Havre nas primeiras horas do dia, que foi feito unicamente com pequenas pinceladas imprecisas. Para os adeptos do movimento, o objetivo não é mais reproduzir de maneira naturalista, mas retratar uma atmosfera, um momento fugaz. Se costumamos compreender e captar o impressionismo relacionado à artistas franceses como Cézanne, Pissarro ou Degas, e lugares como Barbizon, Le Havre ou Honfleur, é interessante saber que o movimento foi exportado para o exterior para florescer graças aos pincéis dos artistas espanhois, americanos e até japoneses.

O Museu do Impressionismo visa, então, contar a história da corrente que revolucionou a pintura no século XIX: suas origens, sua influência geográfica e sua influência na arte moderna. O museu oferece uma caminhada virtual no  Google Arts & Culture e permite descobrir centenas de obras e documentos de sua coleção. Como bônus, é possível explorar exposições passadas, como “Monet-Auburtin”, “Hiramatsu-reiji em Giverny” e outras obras de tirar o fôlego.

Mais lúdico, o Museu do Impressionismo também lança um site que permite descobrir o universo de 70 artistas de todo o mundo que foram influenciados pelo movimento! A  Galaxie des impressionnistes, com seus gráficos estelares inventivos, mergulha no universo da corrente pictórica em torno de treze temas como “Os Nabis” ou “A Aventura Americana”. A oportunidade de fazer uma pausa cultural e fazer uma excursão a Giverny de casa. Quem sabe, pode fazer você querer organizar um passeio depois que o confinamento tiver passado! Para entrar na galáxia, é aqui –>  AQUI

monet-giverny-paris-zigzag