pt Português
Select Page

Um centro de modernismo

Esse é meu xodó heheh! Escondido pelas pequenas ruas do bairro gótico, em Barcelona, o café-restaurante que possui 115 anos ocupa o palácio Casa Martí. Um verdadeiro charme modernista que vem com histórias e projeções culturais que fizeram deste lugar um ícone em Barcelona.

Sabia que foi aqui que Picasso teve sua primeira exposição? Mas não era só Picasso quem frequentava o local, vários intelectuais da Barcelona boêmia e modernista se reuniam aí, com suas tertúlias cotidianas, nos finais do século 19. Gaudí, por exemplo, era um grande frequentador 🙂 O El 4Gats era a porta de entrada a Barcelona para vários artistas vindos de toda a Europa e é um herdeiro deste legado de encontros literários, musicais e artísticos que ocorreram ali – Barcelona foi o berço das belas artes, num determinado momento.

A Casa Martí foi construída na calle Montsió por Puig i Cadalfach em 1896 com um ar proposital de castelo medieval. A fachada, inspirada no gótico europeu, mescla com vários elementos do próprio estilo modernista catalão. Na entrada, um desenho do próprio Pablo Picasso – a capa do cardápio – nos convida a entrar no restaurante fundado por Pere Romeu, Santiago Rusiñol, Ramón Cases e Miguel Utrillo. Dentro do restaurante também há vários desenhos e quadros dos mesmos.

 

4cats

 DSC_4291 DSC_4280  DSC_4250

O nome:

“4Gats” é uma expressão catalã que significa “só algumas pessoas” e o nome Els Quatre Gats foi derivado deste dizer. Os fundadores que citei um pouco mais acima também escolheram este nome como uma homenagem ao “Le Chat Noir”, o famoso cabaré parisiense.

Curiosidades:

A capa do menú foi feita por Picasso, quando ele tinha 18 anos.

Vocês assistiram ao filme do Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona”? Esta cena abaixo foi filmada lá!

http://www.youtube.com/watch?v=L7f5-RwvThQ

Mais informações:

Serve-se gastronomia mediterrânea a qualquer hora do dia.

Aberto: Todos os dias da semana de 10am até 1am
Localização: Montsió, 3, 08002 Barcelona
Como chegar: Metro L1 e L3, parada Catalunya e L4, parada Urquinaona. Ônibus 16, 17, 19, 40, 41, 42, 45, 55 y 141. Barcelona Bus Turístic, parada Pl. Catalunya.
Telfono: 93 302 41 40
e-mail: info@4gats.com